PI.080 Síntese eletrocatalítica de biodiesel sobre eletrodo de α-Fe2O3 modificado com nanopartículas de Pt

Autores

  • Reginaldo Santos UESPI
  • Wagner do Nascimento Soares Universidade Federal do Piauí, Depto de Química, PPGQ-UFPI - 64049-550, Teresina, PI, Brasil.
  • Maria Joseita dos Santos Costa Universidade Federal do Piauí, Depto de Química, PPGQ-UFPI - 64049-550, Teresina, PI, Brasil.
  • Gilson dos Santos Costa Universidade Federal do Piauí, Depto de Química, PPGQ-UFPI - 64049-550, Teresina, PI, Brasil.
  • Geraldo Eduardo da Luz Júnior Universidade Estadual do Piauí, Depto de Química, PPGQ-UESPI - 64.002-150, Teresina, PI, Brasil.

Palavras-chave:

Biodiesel, eletrodo de α-Fe2O3, eletrocatálise, esterificação

Resumo

RESUMO - O diesel derivado do petróleo ainda é bastante utilizado como fonte de combustível para motores a combustão, porém emite gases poluentes como o CO2. Uma alternativa mais ecologicamente viável é o biodiesel por ser renovável e biodegradável. O biodiesel é comummente produzido por reações transesterificação, esterificação. Contudo, a proposta deste trabalho foi utilizar uma rota eletroquímica para produção de biodiesel. Uma célula eletroquímica com figurada com eletrodos platina e α-Fe2O3 modificado com nanopartículas de Pt foi utilizada no estudo. O ácido oleico, H2O, solução aquosa de KCl 0,1 mol L-1 e metanol foram usados como fonte de partida da reação. Por essa rota ocorre a redução da molécula de água no cátodo, com formação de hidroxila (OH-), que reage com o álcool (H3COH) para formar o metóxi. O alcóxi é extremamente nucleofílico e reage com ácido oleico formando o biodiesel. Medidas termogravimétricas (TGA) e de cromatografia (CG-EM) foram realizadas para avaliar os produtos da catálise. Os resultados CG-MS mostram a formação dos ésteres metílicos hexadecanoato de metila, 11-Octadecacenoato de metila e estearato de metila.

Publicado

09-09-2023

Edição

Seção

Pôster I Eletrocatálise e fotocatálise (Carmenère)